Paula Marques

Paula Marques

Sou Guia-Intérprete desde 1993, formada em Turismo na vertente de Informação Turística. Ao longo dos anos tenho acompanhado e guiado visitantes nacionais e estrangeiros a locais de interesse turístico e cultural, incluindo museus, palácios e monumentos nacionais, cidades e vilas de carácter histórico e arquitectónico. A obtenção de uma licenciatura em História da Arte (FCSH/UNL) permitiu consolidar e melhorar os conhecimentos teóricos para uma aplicação prática nas minhas funções de Guia e mediadora cultural. Desde 2000 tenho conduzido visitas de conteúdo literário dirigidas a estudantes do ensino secundário português, universidades e academias seniores, através do projecto Passeios Literários – Visitas guiadas pela mão de autores Portugueses. Em 2014 comecei a exercer a função de monitora no Serviço Educativo do Museu do Oriente em Lisboa,  em regime de colaboração externa na condução de visitas guiadas a escolas em língua portuguesa e a visitantes estrangeiros à colecção permanente (Presença Portuguesa no Oriente) e exposições temporárias.

As minhas visitas guiadas

O caminho das Estátuas

O Caminho das Estátuas I

Geração 70

A Geração de 70 – Faça-se a Revolução!

Lisboa à espanhola

Lisboa à Espanhola!

9 Outubro 2022
Museu do Oriente - HLX

Museu do Oriente

O Caminho das Estátuas II

O Caminho das Estátuas II – A Sétima Colina

30 Outubro 2022

os meus artigos

O mito do "Domínio Espanhol"
O mito do "domínio Espanhol" ainda dificulta a interpretação do tempo da união ibérica.
Ler, Ouvir, Ver e Visitar
Ler, Ouvir, Ver e Visitar. Sugestões HLX em torno da História, Património e Cultura de Lisboa.
Lisboa à Espanhola -  ¡Hola y Olé!
A nova proposta da HLX é partir à descoberta da Lisboa à Espanhola, a estrear dia 24 de Julho!
Os Caminhos das Estátuas
Neste roteiro convidamos todos a caminhar com as estátuas, a olhar e a dialogar com a escultura, polémica ou consensual e por vezes invisível ao passeante.
A magia de uma pedra bezoar e de um coral vermelho
O objecto que aqui se apresenta é uma dupla curiosidade pela associação de dois elementos de origem animal: a pedra bezoar e o coral vermelho.