Paula Marques

Paula Marques

Sou a Paula Marques, Guia-Intérprete desde 1993, formada em Turismo na vertente de Informação Turística.

Ao longo dos anos tenho acompanhado e guiado visitantes nacionais e estrangeiros a locais de interesse turístico e cultural, incluindo museus, palácios e monumentos nacionais, cidades e vilas de carácter histórico e arquitectónico.

A obtenção de uma licenciatura em História da Arte (FCSH/UNL) permitiu consolidar e melhorar os conhecimentos teóricos para uma aplicação prática nas minhas funções de Guia e mediadora cultural.

Desde 2000 tenho conduzido visitas de conteúdo literário dirigidas a estudantes do ensino secundário português, universidades e academias seniores, através do projecto Passeios Literários – Visitas guiadas pela mão de autores Portugueses.

Em 2014 comecei a exercer a função de monitora no Serviço Educativo do Museu do Oriente em Lisboa,  em regime de colaboração externa na condução de visitas guiadas a escolas em língua portuguesa e a visitantes estrangeiros à colecção permanente (Presença Portuguesa no Oriente) e exposições temporárias.

As minhas visitas guiadas

O caminho das Estátuas

O Caminho das Estátuas I

Lisboa à espanhola

Lisboa à Espanhola!

Invenção de Belém

A Invenção de Belém

Visita Guiada "O Caminho das Estátuas II"

O Caminho das Estátuas II – A Sétima Colina

Museu do Oriente

Museu do Oriente

Geração 70

A Geração de 70 – Faça-se a Revolução!

os meus artigos

Abanicos e neve para afastar o calor!
As curiosas relações entre os abanicos e neve (leques e gelados) e a presença espanhola em Lisboa.Um texto fresquinho para ajudar a suportar o calor tórrido que se tem feito sentir nas últimas semanas.
Rosa Araújo - O Pai da Avenida da Liberdade
Nos 130 anos da sua morte recordamos Rosa Araújo - o Pai da Avenida da Liberdade- cuja visão de futuro daria origem a um novo eixo de crescimento da capital.
Feliz Ano Novo de 2023 e do Coelho!
A invenção de Belém, ocidental praia lusitana
A relação entre Belém e Descobrimentos tem de ser lida e compreendida dentro de um contexto de construção e "invenção" historiográfica
A cidade vira-se para Oriente
A cidade vira-se para Oriente: Chelas, Marvila, Beato, Xabregas a descobrir através das nossas sugestões para ler, ouvir, ver e visitar
A GERAÇÃO DE 70 - FAÇA-SE A REVOLUÇÃO!
Na década de 1870 um grupo de jovens lançou um desafio: Faça-se a Revolução! Que se abra uma tribuna e se debata a política, a religião, o ensino, a arte!