A cidade vira-se para Oriente

3 Dedos de conversa

A cidade vira-se para Oriente: Chelas, Marvila, Beato, Xabregas a descobrir através das nossas sugestões para ler, ouvir, ver e visitar

A cidade vira-se para Oriente

No século XIX a cidade continuou a crescer seguindo sempre a margem do rio. Mas desta vez para leste, acompanhando a nova via férrea. Velhos conventos serão transformados em fábricas, da província viriam centenas de famílias que dariam origem a pátios e vilas. Azinhagas entre hortas e canaviais caracterizariam uma nova urbanidade que transformaria esse arrabalde numa outra Lisboa que só seria conhecida após a Expo 98. Chelas, Marvila, Beato, Xabregas a descobrir.

A LER

A propósito do Convento de Chelas, sugerimos a leitura do romance As Luzes de Leonor, autora Maria Teresa Horta, Publicações Dom Quixote, 2011. D. Leonor de Almeida, Marquesa de Alorna, a Alcipe da Arcádia Lusitana, esteve 19 anos cativeira neste convento. Mãe e filha desterradas para este ermo na sequência do processo dos Távoras e castigadas pelo Marquês de Pombal.

A OUVIR

Samuel Mira, aka, Sam The Kid, é hoje o rosto de Chelas. Zona oriental de Lisboa, bairro que nasceu com gente que veio das Beiras, de Trás-os-Montes, dos “retornados” de África no pós 25 de Abril. Bairro por vezes conotado como marginal, das antigas barracas, de crime e violência, mas com um perfil que o distingue de outros da freguesia de Marvila. E nas artes musicais distingue-se Sam the Kid e o seu projecto TV CHELAS

Para quem prefira música mais tradicional damos a conhecer duas casas e escola de Fado:

ACOF – Associação Cultural O Fado e Clube Amigos do Fado (Claf Fado)

E conhecer uma das mais jovens fadistas de Marvila, Sara Correia, agora na ribalta.

A VER

Marvila, percurso de arte urbana promovido pelo GAU:

A Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa tem como principal missão a promoção do graffiti e da street art em Lisboa, dentro de um quadro autorizado e segundo uma óptica de respeito pelos valores patrimoniais e paisagísticos, em oposição aos actos ilegais de vandalismo que agridem a Cidade.”

http://gau.cm-lisboa.pt/pt/gau.html
A VISITAR

Nova rota de arte urbana, onde Vhils e Bordallo II se destacam. A visitar a exposição Evilution de Bordallo II

“Evilution” de Bordallo II, Av. Marechal Gomes da Costa

E ainda a Oriente

No próximo domingo, dia 20 de Novembro, terá lugar a nossa visita guiada Poderosa & Vigorosa – caminhada cultural.