Sofia Lobão

Sofia Lobão

Viva !
Chamo-me Sofia Lobão, nasci em Viseu e resido em Lisboa desde sempre.
Sou poliglota, tenho interesses especiais em História do Urbanismo, Belas Artes, Fotografia, Jardins Históricos e Literatura.
Tenho Licenciatura em Turismo (ISNP, 1997) e sou ainda licenciada em História (NOVA-FCSH,, 2010) o que me tem permitido desempenhar a minha actividade profissional com confiança, entusiasmo e criatividade, motivada pela permanente curiosidade e respeito pelo legado histórico e pelas vivências actuais.
Trabalho regularmente em Portugal como Guia-Intérprete em visitas de Turismo cultural, sou experiente na organização de Congressos e Incentivos e ocasionalmente acompanho viagens ao exterior como Correio de Turismo.
Integro colectivo “Passeios Literários, visitas guiadas pela mão de autores portugueses”® criando, desenvolvendo e guiando percursos destinados a escolas de diferentes graus de ensino.

Na área internacional fui Bolseira do Programa Leonardo da Vinci, vivendo em Florença e trabalhei dois anos no Departamento de Relações Internacionais da Agência de Inovação (pertencente na época do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério da Economia) integrando projectos de cooperação internacional e Investigação e Desenvolvimento na área de Transferência de Tecnologia. Durante a presidência do Programa europeu EUREKA, fui destacada para o projecto “Eureka meets Asia” que teve lugar em Macau 1998. Estive ainda enquanto assessora em reuniões internacionais regulares em Lisboa, Funchal, Hamburgo, Roma, São Paulo, Bruxelas e fui co-responsável pelo Secretariado do programa Europeu EUROMAR numa parceria entre a Agência de Inovação e o Instituto Superior Técnico.

Com a paragem forçada com a situação pandémica do vírus SARS Cov-2, além de pôr a leitura em dia e criar a minha própria horta, investi na Formação pessoal e estabeleci novas redes de contactos de parcerias. Realizei inúmeras formações on-line no âmbito de Cultura, novas tendências de Turismo, Sustentabilidade, Turismo Inclusivo, Comunicação Digital, Upgrade Informático.
Desenvolvi ainda itinerários temáticos para a cidade de Lisboa – “um bairro, um museu, um jardim”, integrando temáticas que vão desde o património natural, edificado e imaterial, aos estudos de género, percursos literários, arqueologia industrial, entre outros.
Enquanto membro da AGIC – Associação Portuguesa dos Guias-Intérpretes e Correios de Turismo, sou editora-adjunta da Revista TOGETHER by AGIC ® desde Janeiro 2021.

Existem muitos caminhos a trilhar e espero que possamos passear juntos.

Bem haja !

As minhas visitas guiadas

Poderosa e Vigorosa

Poderosa & Vigorosa

15 Outubro 2022
O Bairro da Graça - HLX

O Bairro da Graça

22 Outubro 2022

os meus artigos