A Cidade e a Doença

Visita Guiada

Descubra....

A visita guiada A Cidade e a Doença é uma viagem pela história das doenças infecciosas na cidade de Lisboa. Doenças como a peste, a sífilis, a cólera, a febre amarela e a tuberculose afectaram as populações ao longo da história, deixando marcas visíveis nas tradições e nas crenças. Impuseram também novas construções nas cidades contribuindo para a elaboração e imposição de novas geografias urbanas.

Este percurso parte da zona mais antiga da cidade de Lisboa à procura dos vestígios da doença e da cura em Alfama, passando pela Baixa com o seu novo ordenamento urbanístico e impacto sobre a saúde. Caminhando próximo da Mouraria, local desde cedo marginalizado e marcado pelas doenças “malditas” como a lepra e a sífilis.

O percurso termina com a subida à Colina de Santana (Colina da saúde), já com o advento da ciência no campo da saúde, com a teoria dos germes, a bacteriologia a e a especialização dos hospitais.

Peste
O grande terrorista

Quando?

Data:
Hora:
Duração: 2h30
Ponto de encontro: Em frente ao Museu do Fado - Largo do Chafariz de Dentro
Preço: 12,50€
Grau de dificuldade: 3 - Moderado

Guia

Leonor Abrantes

Leonor Abrantes
ATENÇÃO Esta visita não está agendada. Aceitamos marcação em exclusivo para um mínimo de 5 pessoas mediante disponibilidade do guia
Condições de Participação:

Meios de Pagamento:

As visitas devem ser pagas via MBway ou através de transferência bancária até 48 horas antes do respectivo passeio. Os dados para pagamento serão enviados após a inscrição. Por favor, consulte a sua caixa de spam caso não receba a notificação ou entre em contacto connosco via email

A inscrição só é válida após o pagamento.  

Política de Cancelamento:

Não havendo número mínimo de participantes, a História LX reserva para si o direito de cancelar a visita guiada, reembolsando o valor pago pelos participantes. 

Grau 1 – Fácil: O terreno é plano, sem desníveis e obstáculos. Adequado a cadeira de rodas. 

Grau 2 – Fácil a moderado: O terreno com ligeiras inclinações (subidas e descidas) mas 70% plano. Alguns degraus. Possível utilização de cadeira de rodas, desde que acompanhado. 

Grau 3 – Moderado: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 40 a 60% plano. Degraus. Não adequado a cadeiras de rodas. 

Grau 4 – Exigente: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 20 a 40% plano. Degraus e terreno acidentado. Recomendado a pessoas em bom estado físico. 

Grau 5 – Difícil: Terreno com grandes desníveis (subidas e descidas), chão acidentado, 10 a 20% plano. Recomendado a pessoas com experiência de caminhada em natureza

Reserva

preencha o formulário para reservar

VISITA EM EXCLUSIVO

Se pretender uma data ou grupo em exclusivo, por favor contacte-nos através do email info@historialx.com 

 

{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}
O rasgamento e a reconstrução de Alfama
No início do século XX, discussões em torno da saúde e das condições sanitárias em Lisboa propunham o rasgamento e a reconstrução de Alfama. 
Museu de Dermatologia: Um museu de arrepiar a pele
Escondido no Hospital dos Capuchos existe um pequeno museu de arrepiar a pele - o Museu de Dermatologia.
Outras visitas
Não há visitas agendadas