Descubra....
A visita guiada A Cidade e a Doença é uma viagem pela história das doenças infecciosas na cidade de Lisboa. Doenças como a peste, a sífilis, a cólera, a febre amarela e a tuberculose afectaram as populações ao longo da história, deixando marcas visíveis nas tradições e nas crenças. Impuseram também novas construções nas cidades contribuindo para a elaboração e imposição de novas geografias urbanas.
Este percurso parte da zona mais antiga da cidade de Lisboa à procura dos vestígios da doença e da cura em Alfama, passando pela Baixa com o seu novo ordenamento urbanístico e impacto sobre a saúde. Caminhando próximo da Mouraria, local desde cedo marginalizado e marcado pelas doenças “malditas” como a lepra e a sífilis.
O percurso termina com a subida à Colina de Santana (Colina da saúde), já com o advento da ciência no campo da saúde, com a teoria dos germes, a bacteriologia a e a especialização dos hospitais.
Quando?
Grau 1 – Fácil: O terreno é plano, sem desníveis e obstáculos. Adequado a cadeira de rodas.
Grau 2 – Fácil a moderado: O terreno com ligeiras inclinações (subidas e descidas) mas 70% plano. Alguns degraus. Possível utilização de cadeira de rodas, desde que acompanhado.
Grau 3 – Moderado: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 40 a 60% plano. Degraus. Não adequado a cadeiras de rodas.
Grau 4 – Exigente: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 20 a 40% plano. Degraus e terreno acidentado. Recomendado a pessoas em bom estado físico.
Grau 5 – Difícil: Terreno com grandes desníveis (subidas e descidas), chão acidentado, 10 a 20% plano. Recomendado a pessoas com experiência de caminhada em natureza