Descubra....
O Passeio Público pombalino e romântico deu lugar ao boulevard imaginado por Rosa Araújo e executado pelo Engenheiro Ressano Garcia. A construção da nova avenida, inserida num plano mais vasto de melhoramentos na capital, foi um projecto arrojado e contestado. E só comparável à reconstrução da cidade no pós-terramoto de 1755.
Abrir e expandir a cidade para norte num eixo viário ousado, terminando numa rotunda com o fim de distribuir a nova cidade para outros pontos, o plano foi também uma enorme operação urbanística e imobiliária. Os grandes capitalistas aí edificaram os seus palacetes de gosto eclético. Esta nova visita segue os projectos desenhados por arquitectos de gosto e escolas tão variadas, de Luigi Manini a Pardal Monteiro.
A Avenida da Liberdade é hoje uma avenida de serviços, escritórios, comércio de luxo e hotéis. Perdeu-se o hábito de “fazer a Avenida”. Precisamos de voltar a parar na Avenida e lembrar uma história rica de mais de 150 anos.
Um novo olhar sobre o grande eixo que liga a cidade ribeirinha às novas avenidas é a nova proposta de visita guiada da História Lx.
Estreia dia 31 de Julho! Inscrições abertas!
Quando?
Grau 1 – Fácil: O terreno é plano, sem desníveis e obstáculos. Adequado a cadeira de rodas.
Grau 2 – Fácil a moderado: O terreno com ligeiras inclinações (subidas e descidas) mas 70% plano. Alguns degraus. Possível utilização de cadeira de rodas, desde que acompanhado.
Grau 3 – Moderado: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 40 a 60% plano. Degraus. Não adequado a cadeiras de rodas.
Grau 4 – Exigente: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 20 a 40% plano. Degraus e terreno acidentado. Recomendado a pessoas em bom estado físico.
Grau 5 – Difícil: Terreno com grandes desníveis (subidas e descidas), chão acidentado, 10 a 20% plano. Recomendado a pessoas com experiência de caminhada em natureza