Ler, Ouvir, Ver e Visitar

3 Dedos de conversa

Ler, Ouvir, Ver e Visitar. Sugestões HLX em torno da História, Património e Cultura de Lisboa.

De baterias carregadas após uma pausa de verão, inciamos este mês de Setembro com uma nova secção: Ler, Ouvir, Ver e Visitar. Sugestões HLX em torno da História, Património e Cultura de Lisboa.


A Ler

A nossa sugestão de leitura para o mês de Setembro é o livro Atualizar a História dos historiadores Paulo M. Dias e Roger Lee de Jesus.

Numa linguagem simples e acessível, com bibliografia de apoio aos temas, estas novas abordagens são essenciais para olhar a História sem limitações e sem teorias conspiracionistas que desinformam o leitor mais desatento.

Imagem de Actualizar a História
Capa do livro Actualizar a História

Recomendamos, como complemento à visita Lisboa à Espanhola, dois capítulos sobre o período dos Filipes e a Restauração:

  • “O período filipino: Dominação ou integração?” de Graça Almeida Borges
  • “A restauração: Uma revolta por amor à independência?” de Joana Fraga

A Ouvir

Sugerimos igualmente o podcast Falando de História, dos mesmos autores, acessível em qualquer plataforma de streaming.

Imagem do Podcast Falando de História
Podcast Falando de História

A Visitar

Recomendamos a exposição patente na Biblioteca Nacional, Restauração e a fortificação moderna. Nicolau de Langres e as praças no Alentejo, que decorre até dia 1 de Outubro, entrada livre. A exposição aborda a arquitectura militar, tratadística e como Portugal se fortificou durante 28 anos. Um património extraordinário que ainda hoje impressiona não só pelas estruturas, mas pelo rigor e pensamento matemático subjacente na concepção e construção das fortalezas.

Imagem do Projecto de fortificação para a praça de Campo Maior, 20.
Projecto de fortificação para a praça de Campo Maior, 20. Desenhos e plantas de todas as praças do Reyno de Portugal Pello Tenente General Nicolao de Langres …. – [Ca 1661].

No âmbito da exposição, chamamos a atenção também para a Visita guiada dia 20 setembro | 11h00 | com Margarida Valla (ARTIS-IHA/FLUL; FCT).