Dia Nacional da Cultura Científica

3 Dedos de conversa

No próximo dia 24 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica e este é o mote para o nosso segmento de sugestões para Ler, Ouvir, Ver e Visitar desta semana.

No próximo dia 24 de Novembro celebra-se o Dia Mundial da Ciência e o Dia Nacional da Cultura Científica e este é o mote para o nosso segmento de sugestões para Ler, Ouvir, Ver e Visitar desta semana.

O dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996 e a data foi escolhida é o dia do nascimento de Rómulo de Carvalho, Professor de Química e Física, poeta, investigador, historiador, escritor, fotógrafo, pintor e ilustrador. Nascido em Lisboa em 1906 na freguesia da Sé, combinou a ciência com a literatura e poesia.

E para celebrar este dia, deixamos algumas das minhas sugestões em torno da ciência e da cultura científica.

LER

Novos horizontes séculos XV-XVII

Novos horizontes séculos XV-XVII , coordenado por António Sánchez, Palmira Fontes da Costa e Henrique Leitão, é o primeiro volume da colecção Ciência, Tecnologia e Medicina na construção de Portugal. A colecção de 4 volumes é uma obra pioneira em Portugal que reune a mais recente investigação em torno da História da ciência, tecnologia e medicina no nosso país. 

O primeiro volume, tal como o título indica, incide sobre a construção do Império colonial português, com capítulos sobre a Universidade, a construção naval, a cartografia náutica, a história natural, os jardins como espaços de ciência e o papel dos jesuítas na difusão do saber. Dos vários autores que participaram na escrita destes capítulos, destacam-se Henrique Leitão, Laurinda Abreu, Palmira Fontes da Costa e Mário Farelo. 

Tenho um interesse particular no que diz respeito a esta colecção, pois a organização da colecção esteve a cargo da minha orientadora de Mestrado e alguns dos autores que participaram nos capítulos foram meus professores no Mestrado em História e Filosofia das Ciências. Um dos capítulos neste volume foi escrito por uma colega da licenciatura em História, Helena Avelar, que nos deixou cedo demais.


OUVIR

Oficialmente, e segundo a Google, o formato podcast surgiu em 2004, mas demorou algum tempo até se generalizar e tornar-se moda em Portugal. Já tivemos oportunidade de dar a conhecer o Podcast Falando de História no primeiro número destas sugestões HLX e importa dar a conhecer aquilo que se produz em Portugal. De diferentes durações, estes programas gratuitos são uma excelente companhia para caminhadas, actividades domésticas ou enquanto se viaja.

Seguindo o tema da ciência ou da divulgação científica, sugerimos não um, mas sim dois podcasts: 

90 segundos de Ciência – São apenas dois minutos, de 2ª a 6ª feira para dar a conhecer a ciência que se faz em Portugal. O programa é produzido pela Antena 1 e pelo mestrado em Comunicação de Ciência, criado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica da U-Nova de Lisboa.

Ciência Pop – Actualizado semanalmente, o podcast conta com o Professor de Física Carlos Fiolhais e promete, em 15 minutos explicar conceitos, desfazer erros e desmistificar ideias. 

Carlos Fiolhais é doutorado em Física Teórica e tem dedicado grande parte da sua carreira à docência e divulgação de ciência, tendo escrito vários livros e participado em vário eventos com vista à promoção da cultura científica.


Dia Nacional da Cultura Científica

Dia Nacional da Cultura Científica
Laboratório Chimico – MUHNAC
Ver e Visitar

Uma das grandes iniciativas para comemorar este Dia Nacional da Cultura Científica parte do Museu Nacional de História Natural e da Ciência. Neste dia, 24 de Novembro 2022, temos à nossa disposição um programa cheio de actividades para celebrar este dia: visitas orientada ao Palácio dos Condes da Calheta, ao Observatório da Tapada da Ajuda, entre outras. E, no espírito de celebração da Cultura Científica, o acesso ao Museu, Jardim Botânico de Lisboa e Jardim Botânico Tropical é gratuito. 

Para saber mais sobre a ligação da Ciência e a História da cidade, vejam a nossa visita guiada “Lisboa Científica“.