Descubra....
A visita guiada Crime e Castigo em Lisboa é uma incursão ao lado negro da cidade ao longo dos últimos séculos e simultaneamente uma visão mais ampla sobre a origem da criminologia e das polícias na capital.
O nosso percurso tem como ponto de partida duas mais importantes prisões do século XIX de Lisboa e é a partir delas que identificamos a evolução dos conceitos de crime e punição.
A História do crime em Lisboa, através das falsificações, furtos, assaltos, homicídios, crimes de ódio, de paixão, políticos, religiosos, é mais do que um desfile de desgraças, de sangue e de violência. Através dos crimes, é possível compreender também a forma como o Estado ou outras instituições olharam para a sociedade e tentaram adaptar a cidade a novas realidades populacionais.
Acções com o objectivo de melhorar a cidade, como a iluminação, novos pavimentos nas ruas, o afastamento de animais do meio urbano, reflectem não só as medidas com vista ao saneamento da cidade, mas são também respostas imediatas ao sentimento de insegurança real ou imaginado que era descrito nas crónicas e nos jornais da capital.
Esta viagem ao mundo do crime e da punição na cidade de Lisboa incide sobre o século XIX e inícios do século XX, com breves incursões aos crimes históricos dos séculos XVI e XVII.
Quando?
Grau 1 – Fácil: O terreno é plano, sem desníveis e obstáculos. Adequado a cadeira de rodas.
Grau 2 – Fácil a moderado: O terreno com ligeiras inclinações (subidas e descidas) mas 70% plano. Alguns degraus. Possível utilização de cadeira de rodas, desde que acompanhado.
Grau 3 – Moderado: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 40 a 60% plano. Degraus. Não adequado a cadeiras de rodas.
Grau 4 – Exigente: Terreno com inclinações (subidas e descidas), 20 a 40% plano. Degraus e terreno acidentado. Recomendado a pessoas em bom estado físico.
Grau 5 – Difícil: Terreno com grandes desníveis (subidas e descidas), chão acidentado, 10 a 20% plano. Recomendado a pessoas com experiência de caminhada em natureza